O que é medicina esportiva?

A Medicina do Esporte se dedica à questões intimamente ligadas ao bem estar e qualidade de vida das pessoas.

Trajetória profissional

Dr. Márcio Tannure​

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.

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  • A MELHOR rotina de exercícios para emagrecer ou ganhar massa muscular: existe alguma?
Vou adiantar que a resposta é SIM. Dependendo do seu objetivo em termos de performance e/ou estética, há determinados exercícios que são mais indicados.Quer saber quais são eles? Como esse tema sempre gera perguntas por aqui, decidi fazer uma LIVE hoje, 20/3, às 20h!
OBJETIVO: esclarecer todas as dúvidas sobre os melhores exercícios visando emagrecimento ou ganho de massa.
Temos um encontro marcado? Espero vocês!#live #drtannure #flamengo #emagrecer #massamagra
  • O post de hoje é uma forma de ALERTA.
Observo que a ampla disponibilidade e a facilidade de acesso a SUPLEMENTOS MOBILIZADORES de GORDURA no mercado tem feito com que muitas pessoas utilizem bloqueadores calóricos, redutores de apetite e termogênicos sem nenhum tipo de orientação.
Não se trata apenas de uma percepção minha. Um estudo* conduzido pela University of Ljubljana (Eslovênia), com 1.500 jovens de 14 a 19 anos adeptos da suplementação, identificou que 40% deles não tinham nenhum tipo de acompanhamento de um profissional da saúde. E que 30% buscavam apenas CONSELHOS com familiares para usar suplementos!Em relação aos mobilizadores de gordura, especificamente, gostaria de reiterar que SOZINHOS (sem atividades físicas e uma boa alimentação) eles não transformam o corpo de ninguém. E que, se utilizados ao mesmo tempo, em quantidades e periodicidades equivocadas, eles podem não ter NENHUM EFEITO. Apenas o de PREJUDICAR sua SAÚDE.
Por isso, antes de buscar suplementos, PROCURE um PROFISSIONAL que possa analisar seu objetivo e quais serão as doses e opções mais eficazes de acordo com suas características fisiológicas e objetivos estéticos.
Para conferir mais informações sobre exercícios físicos e saúde no esporte, ACESSE meu CANAL no YOUTUBE 🎬 Por lá, compartilho dicas que podem otimizar seu TREINAMENTO com SEGURANÇA. LINK na BIO. *Fonte: [Faster, Stronger, Healthier: Adolescent-Stated Reasons for Dietary Supplementation. September, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2NIZO6Z]#MEDICINAESPORTIVA
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  • "Meu objetivo é EMAGRECIMENTO: então, devo priorizar o aeróbico ou a musculação?" Logo de início, é importante esclarecer que não existe um único exercício IDEAL exclusivamente para emagrecimento e, como já sabemos, a atividade física não é um fator isolado responsável pela perda de peso. A alimentação também tem um papel essencial.
No entanto, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a MUSCULAÇÃO pode ser tão benéfica à perda de peso quanto os exercícios aeróbicos. Principalmente porque a construção muscular estimula um aumento na taxa de metabolismo basal - a velocidade na qual seu corpo queima calorias.
Inclusive, em um estudo* randomizado com 300 adolescentes com sobrepeso, pesquisadores identificaram que tanto o treinamento de RESISTÊNCIA quanto os exercícios aeróbicos isolados ajudaram os jovens a perder peso.
Contudo, a perda de gordura foi ainda maior quando ambos os treinamentos (resistência + aeróbico) foram COMBINADOS. A aderência dos jovens ao treinamento misto também foi maior, em comparação com o treino aeróbico isolado.
Se o seu objetivo é perder peso, portanto, a melhor estratégia pode ser combinar atividades aeróbicas e musculação em sua ROTINA de TREINAMENTO, de forma personalizada conforme suas individualidades. Busque SEMPRE auxílio profissional para realizar seus treinos!Para conferir mais informações sobre exercícios físicos e saúde no esporte, ACESSE meu CANAL no YOUTUBE 🎬 Por lá, compartilho dicas que podem otimizar seu TREINAMENTO com SEGURANÇA. LINK na BIO. *Fonte: [Effects of aerobic training, resistance training, or both on brain-derived neurotrophic factor in adolescents with obesity: The hearty randomized controlled trial. Physiology & Behavior. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2TryUpn]#MEDICINAESPORTIVA
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Fugindo de todos os padrões de Congressos, Convenções e Eventos de Saúde, o #RHN foi feito para todos que atuam, estudam, vivem e se interessam pelo seguimento de Nutrição; que buscam informações; e que desejam qualidade de vida para si e seus pacientes! . Desta vez serão dois auditórios, com conteúdos voltados para a #Nutrição , #NutricaoVegetariana , #NutricaoEsportiva , #MedicinadoEsporte , #MarketingemNutricao , #Fitoterapia , e muitas inovações na área de saúde!
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  • Estar no controle faz de você um líder? De maneira nenhuma. Autoridade não é liderança. Influência, sim, é liderança. Embora não possamos separar completamente a autoridade da questão da liderança, não acredito que esse seja o caminho. Em certo momento durante o seu ministério, Jesus adverte seus seguidores para que não confundam uma posição de autoridade com o chamado para liderar. Como estão correndo o risco de cometer esse erro, Jesus faz, de súbito, uma distinção entre como Ele deseja que eles liderem e a maneira como as coisas normalmente funcionam no mundo. "Não será assim entre vocês", Ele diz (Mateus 20:26). O que significa esse "Não será assim" a respeito da liderança a que Jesus se refere aqui? É o tipo de líder que busca autoridade para o seu próprio ganho pessoal. Ao contrário, Jesus argumenta que os melhores líderes, aqueles que abraçam a visão d’Ele de liderança, irão liderar como servos conscientes de suas responsabilidades e responder a um chamado divino.Você quer ser o tipo de líder “Não será assim entre vocês”? Espero que sim. Eu sei como é e conheço a sensação de usar as armas da autoridade para fazer com que as pessoas se mexam, mas Jesus nos diz que há outra maneira – uma maneira melhor. Mesmo que você tenha autoridade e posição de liderança, um líder inspirador não precisa se aproveitar dessa autoridade. O tipo de líder “Não será assim entre vocês” aprende que há formas de cultivar a influência e criar confiança. Jesus nos diz que essa é uma maneira mais poderosa de liderar, e podemos exercê-la com ou sem autoridade.O que você está fazendo hoje para cultivar a influência?
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  • Quando falamos em FADIGA MUSCULAR, podemos utilizar dois termos: a fadiga AGUDA e a fadiga CRÔNICA.
Embora ambas sejam prejudiciais ao bom desempenho atlético dos praticantes, ocorrem através de processos distintos.A condição aguda é gerada a partir de alterações fisiológicas ou metabólicas no organismo do indivíduo
A crônica, por outro lado, está geralmente ligada ao overtraining e a intervalos de descanso incorretos ou insuficientes.Para evitar a fadiga muscular, existem algumas estratégias inteligentes: realizar suplementação adequada (cafeína, BCAA, taurina, Vitamina C, Vitamina B12), alimentação com boas fontes de minerais, nutrientes e antioxidantes, crioterapia (imersão dos músculos em água gelada ou compressas de gelo), massagens específicas para recuperação muscular e, é claro, seguir um protocolo de treinos e descansos correto, elaborado por um profissional adequado.
Dessa forma você garante a boa qualidade do treino, evita agressões desnecessárias ao músculo e a probabilidade de lesões.
Para conferir mais informações sobre exercícios físicos e saúde no esporte, ACESSE meu CANAL no YOUTUBE 🎬 Por lá, compartilho dicas que podem otimizar seu TREINAMENTO com SEGURANÇA. LINK na BIO.
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  • Estimulante, impulsiona o aumento da performance, retardo da fadiga, efeito lipotrófico, promove a contração muscular, inibe o apetite, acelera o metabolismo e proporciona mais foco!Sim: a cafeína traz todos esses benefícios.
Um estudo mostrou que 3 em cada 4 atletas de elite consomem cafeína antes de competir, com base nas concentrações de cafeína pós-exercício de 20.686 amostras de urina obtidas para a análise de dopagem.
A cafeína foi capaz de modificar a percepção de dor durante a prática de exercícios físicos (Tarnopolsky, 2008) e fez com que exercícios intensos fossem realizados por mais tempo (Guerra e Guerra 2006). A cafeína encontrada no café, em chás (preto, mate), guaraná, chocolate, sinteticamente em bebidas energéticas ou na forma de suplementação (cápsulas ou pó). Para conferir mais informações sobre exercícios físicos e saúde no esporte, ACESSE meu CANAL no YOUTUBE 🎬 Por lá, compartilho dicas que podem otimizar seu TREINAMENTO com SEGURANÇA. LINK na BIO.
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  • Nutrição não é minha especialidade, mas é impossível falar em PERFORMANCE sem abordá-la.
Por isso, decidi hoje fazer este #repost do meu amigo @drvictorsorrentino, sobre a DIETA LOW CARB como estilo de vida: "Não é novidade alguma o meu posicionamento favorável a dietas pobres em carboidratos. Mais que uma dieta, o low carb deveria ser um estilo de vida.
Ao diminuir drasticamente a ingestão de carboidratos, necessariamente o indivíduo já cessa de consumir uma gama de farináceos e açúcares que se tornaram, infelizmente, a base da alimentação contemporânea. Do pãozinho de manhã, passando pelo macarrão do almoço, pão novamente ao fim da tarde, pizza, lanches à noite... e por aí vai.
Um IMENSO passo em direção a saúde, ao excluir esse tipo de alimento. Obesidade, diabetes tipo 2, disbiose intestinal, ansiedade, depressão, processos inflamatórios, doenças degenerativas... TUDO está ligado ao que você decide ingerir.
Mais um benefício da low carb pode ter sido confirmado. Segundo estudo publicado no BMJ, dietas pobres em carboidratos podem aumentar o gasto energético, consequentemente acelerando a queima de gordura do indivíduo.
Já as dietas ricas em carboidratos, segundo a pesquisa, aumentaria a fome e o desejo por comida (compulsão), diminuiria o gasto energético e criaria uma pré-disposição ao ganho de peso, especialmente entre as pessoas com alta secreção de insulina.
No modelo low carb, observou-se uma diminuição dos níveis de LEPTINA (hormônio relacionado ao apetite), melhorando sua sensibilidade à ela. Estudos prospectivos já haviam observado que quedas significativas nos níveis do hormônio representavam MENOR RISCO de recuperação do peso.
Quem decide por diminuir sua ingestão de carboidratos pode portanto passar a contar com um metabolismo mais rápido, maior queima de gordura E facilidade em manter o peso.." Excelente, não é?#MEDICINAESPORTIVA
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