O que é medicina esportiva?

A Medicina do Esporte se dedica à questões intimamente ligadas ao bem estar e qualidade de vida das pessoas.

Trajetória profissional

Dr. Márcio Tannure​

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.

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  • Um grupo de pesquisadores da Polônia investigou o papel da SPIRULINA na manutenção do sistema imunológico de atletas de alto rendimento. ⠀
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A Spirulina é uma cianobactéria encontrada em águas doces. Rica em fibras, vitaminas (B2, B6, Vitamina A), minerais (cálcio, ferro, magnésio), antioxidante e anti-inflamatória. ⠀
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É uma das melhores fontes das quais se tem conhecimento de GLA, o ácido gama-linoleico: ácido graxo essencial ômega-6 que está ligado à formação de prostaglandinas saudáveis. ⠀
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Atletas de alto rendimento, graças à rotina extenuante de treinos, acabam sofrendo um enfraquecimento de seu sistema imunológico. Uma vez que diminuir a frequência de exercícios não é opção, buscam-se maneiras inteligentes de minimizar os "estragos". ⠀
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Um total de 19 atletas poloneses (Equipe Nacional de Remo da Polônia) participaram dos testes com suplementação de spirulina ao longo de 6 semanas. ⠀
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Aqueles indivíduos que foram submetidos à suplementação demonstraram, ao final das 6 semanas, contagem de células T (glóbulos brancos) constantes (indicando proteção ao sistema imunológico), enquanto o grupo placebo mostrou alterações não saudáveis na contagem das mesmas células. ⠀
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Interessante estudo. Com certeza precisamos de pesquisas posteriores para avaliar os exatos efeitos da cianobactéria no desenvolvimento de atletas de alto rendimento. Um passo importante foi dado nesse contexto. ⠀
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Fonte: An attempt to induce an immunomodulatory effect in rowers with spirulina extract. J Int Soc Sports Nutr. 2018 ⠀
  • Durante os exercícios físicos, parte da energia é utilizada pelos músculos e o restante é convertido em calor, que deverá ser dissipado para o meio externo através das glândulas sudoríparas. ⠀⠀⠀⠀
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Existem várias atividades que são consideradas exercícios aeróbicos como: caminhada, corrida, dança, andar de bicicleta, natação, hidroginástica, step, jump, entre outros.
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Mas por que você para de suar?
Acesse o vídeo completo no Youtube ⠀⠀⠀⠀
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  • O Glutamato monossódico é um aditivo utilizado para realçar o sabor de uma série de produtos industrializados, ao passo que danifica neurônios, além de potencialmente contribuir para a síndrome metabólica em seres humanos. ⠀
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Ele é encontrado em uma série de produtos: cubos de caldo de carne, temperos prontos, alimentos em conserva, batatas fritas congeladas, salgadinhos, enlatados, etc. ⠀
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A substância já foi associada a quadros de enxaquecas, aneurisma, asma, disfunções cardíacas, tonturas, náuseas, fadiga, dor no peito, alergias cutâneas, AVC, depressão, obesidade, demência e até doença de Alzheimer.⠀
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No tocante das enxaquecas, a International Headache Society, órgão internacional responsável pela classificação das diferentes dores de cabeça, possui uma classificação específica para cefaleias induzidas pelo aditivo. ⠀
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Enquanto estudos não demonstram resultados definitivos, fica a máxima do bom senso de se seguir uma alimentação mais equilibrada e natural sem excessos de aditivos ou produtos processados. ⠀
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A alimentação possui um peso muito grande no desempenho de qualquer atleta, sem falar em sua saúde e bem estar. Faça escolhas conscientes.
  • Quando falamos em FADIGA MUSCULAR, podemos utilizar dois termos: a fadiga AGUDA e a fadiga CRÔNICA. Embora ambas sejam prejudiciais ao bom desempenho atlético dos praticantes, ocorrem através de processos distintos.A condição aguda é gerada a partir de alterações fisiológicas ou metabólicas no organismo do indivíduo A crônica, por outro lado, está geralmente ligada ao overtraining e a intervalos de descanso incorretos ou insuficientes.Para evitar a fadiga muscular, existem algumas estratégias inteligentes: realizar suplementação adequada (cafeína, BCAA, taurina, Vitamina C, Vitamina B12), alimentação com boas fontes de minerais, nutrientes e antioxidantes, crioterapia (imersão dos músculos em água gelada ou compressas de gelo), massagens específicas para recuperação muscular e, é claro, seguir um protocolo de treinos e descansos correto, elaborado por um profissional adequado.Dessa forma, você garante a boa qualidade do treino, evita agressões desnecessárias ao músculo e a probabilidade de lesões. Para conferir mais informações sobre exercícios físicos e saúde no esporte, ACESSE meu CANAL no YOUTUBE.
  • Termina o 7º @medicinavanguarda com meu irmão @drvictorsorrentino ! Deveria haver um cartão “Saia de suas Responsabilidades” que você poderia usar nos dias em que a vida é simplesmente muito difícil, dias em que tudo dentro de você quer um momento simplesmente para ficar quieto. Esse pensamento passou pela minha mente enquanto eu viajava para o curso  mas eu nunca percebi as muitas facetas da paz e descanso disponíveis quando você se entrega a um propósito. A paz vem em muitas formas e para mim é quando divido conhecimento com colegas da área de saúde .neste dia  não me permitiria enterrar minha exaustão. Então, fiz o que qualquer ser humano sensato e esgotado faria , resolvi orar para Deus me dar força e sabedoria, para o Espírito Santo proferir minhas palavras e nesse  momento de pausa concentrada, eu senti o começo da paz se agitar dentro do meu corpo. A paz veio devagar. Era como se o próprio Deus respirasse uma exalação divina, liberando novas forças em mim. Eu inalei isso. Eu me agarrei ao momento, precisando que durasse um pouco mais. Eu precisava ainda mais para satisfazer meu desejo de descanso. Não um desejo para dormir mais, mas um desejo de ter a alma livre. Pensando bem, talvez não que eu precisasse ser preenchido mas ao invés disso, precisava me derramar. Independentemente de qual direção a energia estava fluindo, algo poderoso estava acontecendo naquele curso ! Eu poderia reclamar, mas seria fútil. Se eu for completamente honesto, sou o culpado por essa tempestade. Eu a criei. Eu a abasteci. Eu continuamente recruto e atraio os outros para ela comigo. Eu não quis fazer isso. É apenas uma realidade da vida que junto com o @drvictorsorrentino  Deus criou para nós ! Você vê, somos realizadores , Se não estou fazendo algo, sinto como se estivesse perdendo meu tempo, e cada minuto desse curso faz parte da minha coleção de momentos que vou levar para o resto da minha vida! Obrigado a todos os participantes, a @patisorrentino1 e @cintiafernandes90 e todos os patrocinadores por fazerem parte desse momento que vai ficar guardado em minha coleção! Obrigado 🙏🏻
  • Você sabia?
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Performance e estética são variáveis cruciais. Saber encontrar equilíbrio entre elas é complexo, porém fundamental.
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Confira a dica de hoje e fique ligado para saber mais!
  • Viver na zona de conforto tem suas desvantagens: quando se está nesse estado, você deixa de viver novas experiências, de adquirir conhecimentos, conhecer pessoas, lugares e até novas situações, simplesmente por comodismo.
Os comodistas preferem ficar onde estão por saberem como lidar com cada situação, para não se expor ao novo. se você nunca sai ou nunca saiu da sua zona de conforto, saiba que está sabotando as suas chances de sucesso e realizações!Jogue fora a mesmice e renda-se a criatividade!
  • Você sabia? ⠀
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As valências físicas consistem em todo atributo físico treinável num organismo humano: configuram todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento e são imprescindíveis para quem deseja trabalhar com a medicina do esporte. ⠀
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Assista o vídeo completo no YouTube.