O que é medicina esportiva?

A Medicina do Esporte se dedica à questões intimamente ligadas ao bem estar e qualidade de vida das pessoas.

Trajetória profissional

Dr. Márcio Tannure​

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.

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  • Quem sofre com os sintomas de quadros de ansiedade sabe como é difícil lidar com a condição. ⠀
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Pensamento acelerado, dores no peito, dificuldade para respirar e tremores são apenas alguns dos efeitos colaterais que atrapalham a vida profissional e pessoal desses indivíduos. ⠀
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Felizmente, diversos estudos e análises já conseguiram comprovar que a prática regular de exercícios físicos pode ser uma grande aliada no combate aos sintomas de ansiedade. ⠀
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Dentre os benefícios psicofisiológicos comprovados, estão: melhores noites de sono, redução de estresse e depressão, melhoria do humor, aumento da sensação de bem estar e disposição. ⠀
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Isso ocorre graças ao estímulo da secreção de certas substâncias durante a prática física, como a Endorfina e (responsável pela sensação de prazer e melhora do sono), Noradrenalina e Serotonina (equilíbrio do humor). ⠀
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Quer qualidade de vida? Mantenha-se ativo. ⠀
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  • O segredo de tudo na vida é o equilíbrio. Você precisa saber a hora de parar e a hora de voltar entre uma série e outra! Esse é um ponto fundamental para conquistar os resultados desejados. Para você que é profissional da área de saúde e quer saber mais sobre esse assunto estarei novamente junto com o @drvictorsorrentino realizando o nosso curso @medicinavanguarda onde abordamos esses e varios outros temas e como atuamos na prática em nossos consultórios !
Mais informações no site medicinavanguarda.com.br
  • Estudo demonstrou uma capacidade de proteção contra doenças cardíacas feita através do consumo de Whey Protein (proteína do soro do leite). Doenças cardiovasculares se tornaram a maior causa de morte globalmente. Encontrar maneiras de se reduzir sua incidência virou o foco de políticas de saúde pública ao redor do globo.
Publicado na The American Journal of Clinical Nutrition, o estudo conduzido pela Universidade de Reading, na Inglaterra, buscou analizar se a proteína do leite seria capaz de surtir efeito na pressão sanguínea e outros indicadores de doenças cardíacas.
Os participantes receberam doses de suplemento de Whey Protein durante 8 semanas. O resultado demonstrou que houve, de fato, melhorias na atividade vascular, nos biomarcadores de função endotelial e perfil lipídico, com diminuição da contagem de triglicerídeos presentes na corrente sanguínea dos indivíduos.
Interessante descoberta.
Requer certamente estudos posteriores, mas pode indicar um novo degrau para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão e AVC's.
Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 104, Issue 6, 1 December 2016, Pages 1534–1544, https://doi.org/10.3945/ajcn.116.137919
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  • Muitas pessoas se enganam achando que a proteína não engorda, muitas vezes fazem dietas comendo proteína em excesso. Nesse vídeo eu explico um pouco do porque essa não é uma boa ideia!
  • Administrar - física e emocionalmente - a dor de uma lesão, não é para qualquer um!Os resultados de um novo estudo* feito pela Universidade de Kent, que enfatizam os benefícios da prática de MINDFULNESS (meditação de atenção plena) para auxiliar no processo de reabilitação. Os cientistas realizaram os testes com 20 atletas (14 do sexo masculino e 6 do sexo feminino), com idades entre 21-36 anos, que sofreram lesões graves, impedindo sua participação no esporte por mais de três meses.
Os jovens foram divididos em dois grupos. Ambos passaram pelo tratamento fisioterapêutico normal, mas o grupo de intervenção também praticou a meditação da atenção plena em uma sessão de 90 min por semana, durante oito semanas.RESULTADO: ao medirem os níveis de tolerância a dor utilizando um equipamento chamado Cold Pressor Test (CPT), os jovens que meditaram se saíram melhor em termos de resistência.
Você tem algum ritual que ajude a lidar melhor com a fase de lesões? Compartilhe nos comentários! 👇E lembre-se: procure sempre um ESPECIALISTA para conduzir o seu TRATAMENTO/TREINAMENTO. *Fonte: [Effect of Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) in Increasing Pain Tolerance and Improving the Mental Health of Injured Athletes. Frontiers in Psychology, 2018]#MEDICINAESPORTIVA
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  • Relacionamentos Críticos
Um estudo sobre ambiente de trabalho descobriu que nas equipes de maior desempenho há quase seis elogios dados a cada comentário crítico. As equipes com pior desempenho tinham uma relação de 1 a 1, ou, em alguns casos, até três comentários críticos para um positivo.
Pense nas equipes em que você está. No trabalho, em casa, na igreja, no campo, em qualquer lugar. Qual é a sua proporção? Quem está dando a maior parte do elogio? Quem está fazendo mais críticas?Assim como o apóstolo Paulo lembrou aos Tessalonicenses, precisamos edificar uns aos outros, não destruir. Então é aí que todos podemos começar. Examine seus relacionamentos e melhore sua proporção de elogios.Mas e se você estiver constantemente em relacionamentos críticos? Não importa o que você faça, nunca é bom o suficiente.
Muitas vezes você não precisa responder. Quando eles lançaram insultos a Jesus, Ele não retaliou. Às vezes, negligenciar a crítica infundada é uma maneira de praticar o perdão em tempo real. Não é fingir que não aconteceu; é uma decisão consciente de deixar passar e perdoar.
Às vezes você responde com cuidado. Responda, não reaja. A principal diferença entre as pessoas que respondem e as pessoas que reagem pode ser a quantidade de tempo que elas gastam para se acalmar primeiro. Porque quando as emoções estão altas, a sabedoria está baixa. Use compaixão, oração e tempo para te ajudar a responder com cuidado.
Ocasionalmente você ouve e faz uma mudança. Lembre-se de que as equipes de melhor desempenho não estão completamente sem críticas. Isso porque às vezes nossos críticos estão certos! Especialmente quando são críticas construtivas. Você está ouvindo críticas semelhantes de várias fontes ou regularmente de alguém em quem confia? Pode ser hora de fazer uma mudança.
Sempre guarde seu coração. Proteger seu coração não é apenas proteger-se de pessoas críticas – é também proteger seu coração de se tornar crítico em relação aos outros. Meu agradecimento a essa equipe médica top , sem vocês nada disso seria possível 👊🏻👊🏻 @dr.rodrigoberlink @drfabiocosta @paolosoutomaior @dra.fernandasouto
  • Como Deus Trabalha?Sabe quando você aperta os olhos para ler aquelas letrinhas minúsculas?Aperte os olhos e dê uma olhada em toda sua história por um segundo. Um padrão se torna bastante aparente: Deus trabalha através das pessoas. Olhe um pouco mais e você começará a ver uma coleção de linhas proeminentes que conectam todas as pessoas e para isso usamos uma palavra: relacionamentos.
Pense nisso. Como Deus ofereceu salvação a todo ser vivo? Enviando-nos Seu relacionamento mais próximo (Seu Filho) como pessoa. Como nós O aceitamos? Ao entrar em um relacionamento de confiança com Ele.Dê outra olhada nos problemas em sua vida, no seu trabalho, na sua família. Na essência, o que está danificado? O que está sofrendo mais? Provavelmente, os relacionamentos.
Relacionamentos são muitas vezes os recipientes e os ingredientes do poder operante das maravilhas de Deus.
@gus_tannure e @renatapctannure Parabéns pela chegada do Lucca, meu afilhado,porque quando o que suga nossa vida se torna o que sopra nova vida em nós, estamos experimentando o poder divino de Deus fazendo maravilhas!Você pode parar de apertar os olhos. Relaxe essas sobrancelhas. Respire fundo e prepare-se para receber a boa verdade de Deus para sua vida.
Detalhe na foto para o avô babão @flaviotannure que após participar do parto foi curtir a felicidade do filho e a chegada do neto , isso chame-se relacionamento!
Parabéns @lucca , que sua vinda seja cheia de luz e de relacionamento íntimo com o pai ! Domingo o dindo está chegando!
  • A dopamina, conhecida também como molécula da motivação, é um neurotransmissor responsável pela sensação de motivação e prazer, pela capacidade de atenção e concentração e atua também na nossa memória e cognição.⠀
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A deficiência de dopamina e serotonina no cérebro pode desencadear uma série de sintomas, como distúrbios de sono e vários outros compatíveis com um quadro depressivo.⠀ A prática de exercício físico é uma importante maneira de secretar neurotransmissores como a dopamina, o que pode servir de meio para o controle do estresse.⠀ Estudos mostram que uma única sessão de exercícios aeróbicos, com duração de 20 ou 30 minutos, numa intensidade baixa ou moderada, pode levar à diminuição dos sintomas de ansiedade e à melhora do humor em pacientes acometidos de distúrbios de humor.⠀ Felicidade também se conquista através de rotina de exercícios físicos, pois as condições neurológicas se modificam de fato, o que está muito além da aparência, da forma física ou da estética.⠀
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Fonte: (Craft LL, Perna FM. Prim Care Companion J Clin Psychiatry. 2004;6 (3):104-111. "The Benefits of Exercise for the Clinically Depressed.")⠀ #esporteevida #fisiologiadoesporte#medicinadoesporte#nutricaoesportiva #saude #dopamina#neurotransmisores⠀