O que é medicina esportiva?

A Medicina do Esporte se dedica à questões intimamente ligadas ao bem estar e qualidade de vida das pessoas.

Trajetória profissional

Dr. Márcio Tannure​

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.

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  • Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, foi somente quando seguiu para a residência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) que as duas paixões do Dr. Tannure deram enfim cruzar caminhos: o esporte e a profissão. Seu antigo sonho em trabalhar com Medicina do Esporte o fez escolher Ortopedia e Traumatologia, com pós em Medicina Ortomolecular.
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Conheça sua trajetória:
O Flamengo foi seu primeiro estágio remunerado e seu primeiro emprego de carteira assinada. E aí já são 16 anos de aprendizado! Hoje é chefe do departamento médico do clube.
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Trabalhou na UFC acompanhando atletas desde 2005 e como Médico Oficial desde 2011. Naturalmente as indicações surgiram e por fim a oportunidade de participar de meu primeiro evento com a UFC no Brasil.
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Também é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBOT) e membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE).
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O cara é fera!
  • Ao contrário do que muitos imaginam, os carboidratos podem não ser o seu pior inimigo! Você sabia?
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Constituem a fonte primária de energia para o corpo, e é a partir deles que o glicogênio muscular é mantido durante a prática física e no pós-treino. Fique atento ao TIPO e ao MOMENTO IDEAL de seu consumo: -
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NO PRÉ-TREINO, dê preferência aos carboidratos complexos: Eles fornecerão a janela oportuna para o aproveitamento do exercício e da produção de glicogênio muscular muscular necessário. Entretanto, o consumo não deve ser feito imediatamente antes do exercício. A maçã, a banana com aveia e a batata doce são bons exemplos! -
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NO PÓS TREINO, prefira os alimentos ricos em carboidratos simples (massas, paes, arroz, beterraba, etc) Eles são absorvidos rapidamente e geram energia instantânea para o corpo, de uma só vez. Dê preferência a um índice glicêmico moderado/alto, acompanhado de uma fonte de proteína.
  • Cuide do seu consumo de líquidos assim como você cuida da sua suplementação! Criar um estado de desidratação é tão prejudicial à saúde quanto aos resultados dos seus treinos. -
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É preciso repor não somente a água perdida através da transpiração, mas também os minerais e carboidratos. Isto pode ser feito através das bebidas esportivas que contém eletrólitos: elas contêm sais responsáveis por uma série de processos no corpo, como a reconstrução de tecidos danificados, o gerenciamento da pressão arterial e do pH sanguíneo, a contração dos músculos..
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e a hidratação, é claro! -
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A perda de sódio, não reposta, leva a cãibras musculares e a quadros de hiponatremia (fraqueza, apatia, taquicardia, choque, confusão mental e um eventual coma). Fique atento!
  • Para quem perguntou , espero vocês !#Repost @medicinavanguarda
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E as inscrições estão abertas!! O link para o site novo e inscrições está na bio.
Garanta sua vaga!
  • O sono serve diversas funções vitais no organismo e na manutenção da saúde de qualquer ser humano. ⠀
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Para o indivíduo que busca o ganho de massa magra, em específico, o momento de descanso serve para o processo de crescimento muscular, regeneração celular e proteção das capacidades mentais. ⠀
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A produção do Hormônio do Crescimento é realizada no período do sono. Nos homens, 60% a 70% das quantidades diárias de secreção do hormônio são feitas nas fases de sono profundo (REM). ⠀
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Por essa razão, a QUALIDADE do seu sono pode interferir mais no seu processo de hipertrofia do que a QUANTIDADE dele. Um sono de má qualidade afetará negativamente os níveis de produção do hormônio do crescimento. ⠀
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Outra função primordial do sono se refere ao descanso que confere ao cérebro durante aquelas horas. ⠀
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Os níveis de alerta, concentração, humor e disposição de qualquer atleta devem ser preservados, especialmente para os momentos de treinamento intenso. Sem bons hábitos de sono isso não pode ser alcançado. ⠀
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Atletas que não respeitam seu descanso colocam em risco todo o progresso, tempo e energia gastos durante o treino. ⠀
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Quer bons resultados? Não descuide dos seus hábitos de sono. ⠀
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#medicinadoesporte #treinoconsciente #foconoresultado #hipertrofia #marciotannure
  • A dopamina, conhecida também como molécula da motivação,  é um neurotransmissor responsável pela sensação de motivação e prazer, pela capacidade de atenção e concentração e atua também na nossa memória e cognição.⠀
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A deficiência de dopamina e serotonina no cérebro pode desencadear uma série de sintomas, como distúrbios de sono e vários outros compatíveis com um quadro depressivo.⠀
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A prática de exercício físico é uma importante maneira de secretar neurotransmissores como a dopamina, o que pode servir de meio  para o controle do estresse.⠀
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Estudos mostram que uma única sessão de exercícios aeróbicos, com duração de 20 ou 30 minutos, numa intensidade baixa ou moderada, pode levar à diminuição dos sintomas de ansiedade e à melhora do humor em pacientes acometidos de distúrbios de humor.⠀
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Felicidade também se conquista através de rotina de exercícios físicos, pois as condições neurológicas se modificam de fato, o que está muito além da aparência, da forma física ou da estética.⠀
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Fonte: (Craft LL, Perna FM. Prim Care Companion J Clin Psychiatry. 2004;6 (3):104-111. "The Benefits of Exercise for the Clinically Depressed.")⠀
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#esporteevida #fisiologiadoesporte #medicinadoesporte #nutricaoesportiva #saude #dopamina #neurotransmisores⠀
  • #TBT ! Parabéns @jessicammapro 👊🏻👊🏻, obrigado pelo carinho e reconhecimento do trabalho
Toda pessoa que tem consciência de sua missão, seu chamado de Deus aqui na terra, e que recebeu uma santa convocação para cumprir o plano de Deus em nossa geração, assim como ocorreu com Jeremias, sabe que deve ter algumas características importantes para a caminhada. Peso ou Paixão: Quando deixamos de cumprir o propósito que Deus nos convocou para realizar, sentimos que algo arde dentro de nós e a única coisa que aplaca este sentimento é quando nos dispomos a servir ao Senhor, cumprindo o que Ele nos comissionou. Dependência exclusiva de Deus: A missão não depende de pessoas ou instituições, pois se Deus nos chamou, vai ser Ele que nos capacitará independentemente do tamanho da obra ou dos obstáculos que o inimigo irá colocar. O Senhor é a nossa única garantia. Será que precisamos de outra mais?
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Capacitação divina: A missão que recebemos não é nossa, mas de Deus, pois somos meros colaboradores nessa missão. Por isso, para que possamos cumprir o seu propósito precisamos nos revestir do poder e da autoridade que foi derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus. Fidelidade ao propósito: Deus está vigiando a missão que nos designou, pois ela não é nossa, mas dEle, e será feito do Seu jeito. Pois é o Seu propósito que deve ser cumprido. Seja fiel, você é só colaborador, Ele é o Senhor. Lembre-se que muitos servos de Deus se perdem quando o senso de autoridade ou de direito toma conta da sua alma, e ele perde a simplicidade de um servo que se submete ao Senhor. Você já recebeu de Deus uma missão que até hoje por se achar incapaz ou com medo do tamanho dessa obra esteja resistindo?
#devocional #deusébomotempotodo #deuscuidademim #cienciasdoesporte #traumatologiadoesporte #andnew
  • Muito se discute sobre a “melhor“ estratégia alimentar. ⠀
Enquanto eu pessoalmente não acredite que exista uma única forma de atingirmos objetivos (especialmente se eles são distintos), evidências sugerem que a dieta low carb demonstrou ser mais efetiva no emagrecimento e na manutenção do peso perdido do que dietas low fat (pobres em gordura). [1] ⠀
A low carb vêm demonstrando ainda seu papel como aliada das funções cardiovasculares. ⠀
Em estudo que reuniu dados de mais de 80 mil mulheres analisou a relação entre dietas baixas em carboidratos e o risco de doenças coronárias. ⠀
Aquelas que seguiam a dieta low carb rica em fontes vegetais de gordura ou proteína demonstraram cerca de 30% menos risco de desenvolver alguma doença do coração. Em estudo similar, demonstraram ainda um risco 20% menor de desenvolver diabetes tipo 2. [3] ⠀
“Ok, devo eliminar o carboidrato de minha dieta?“ Não. Absolutamente.
A dieta low carb não propõe um modelo de alimentação SEM a presença de carboidratos, até porque isso seria insustentável. ⠀
Carboidratos são a fonte primária de energia do corpo, e parte dos macronutrientes essenciais para a manutenção da saúde humana. ⠀
Para entender mais sobre o papel deles e suas diferenças (pois não existe um só tipo de carboidrato), acesse o LINK que está na minha BIO e baixe gratuitamente o livro digital NUTRIÇÃO ESPORTIVA. ⠀
De fato, a estratégia low carb apresenta benefícios que vêm sendo debatidos pela comunidade científica. De qualquer maneira, cada caso é um caso. ⠀
Antes de adotar esta ou aquela estratégia nutricional, sugiro que busque o auxílio de um profissional de saúde que avalie sua situação e seus objetivos. ⠀
[1] A low-carbohydrate as compared with a low-fat diet in severe obesity. N Engl J Med. 2003;348:2074-81. ⠀
[2] Low-carbohydrate-diet score and the risk of coronary heart disease in women. N Engl J Med. 2006;355:1991-2002. ⠀
[3] Low-carbohydrate-diet score and risk of type 2 diabetes in women. Am J Clin Nutr. 2008;87:339-46.
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