fbpx
Dor muscular é sinônimo de resultado?

Quem pratica atividades físicas ou frequenta academia já deve ter se perguntado se dor muscular é sinônimo de resultado. Esta é uma dúvida bastante comum nesse meio atlético e esportivo, portanto, escolhi para ser o tema do artigo de hoje.

Você já ouviu a expressão “sem ganho, sem esforço”? É porque a dor após a academia é interpretada como um sinal de que os sonhados e suados resultados relacionados à hipertrofia estão vindo.

Mas, será que é verdade? Continue comigo até o final e entenda.

O que é a dor muscular

A dor é um sinal do organismo que algo está para acontecer. Nem sempre indica uma doença ou uma lesão. Muitas vezes, está ali marcando um processo de transformação. Então, é sinal da formação da hipertrofia? Nem sempre.

Após um esforço muito grande, especialmente em iniciantes ou quando o treino está mudando e ficando mais intenso, o organismo sente os impactos. Ao entrar em uma fase de recuperação, sentir dores é algo normal em uma intensidade onde você lembre que treinou, porém, não seja incômoda demais.

A contração muscular leva a pequenas lesões nas fibras, que dão o estímulo para a hipertrofia. No entanto, essa dor deve ser suportável. Caso contrário, procure ajuda.

Posso treinar no dia seguinte se tiver dor?

A dor não é um impeditivo para que você treine. No entanto, é necessário entender que o seu músculo provavelmente está em fase de recuperação. Portanto, é importante diminuir o ritmo desse treino ou mesmo apostar em uma atividade aeróbica.

Quando a pessoa treina todos os dias, fica difícil medir exatamente de qual treino a dor resulta. Isso porque, embora a maior parte das pessoas acredita que a dor muscular tardia – DMT apareça 24 horas depois do treino, na verdade ela chega após 48 horas.

Assim, se a pessoa acorda dolorida na quarta-feira, provavelmente a dor é resíduo do treino de segunda-feira. Quando alguém treina todos os dias, fica difícil ter esse parâmetro.

Leia também: Conheça as causas da distensão muscular

Então, a dor é normal?

Cada caso é muito particular. Eu recomendo que você realize todos os treinos mediante acompanhamento profissional a fim de relatar as suas dores. Assim como pode ser normal, pode não ser. Pode ser um sinal de crescimento muscular, mas nem sempre diz respeito a essa realidade. Nem sempre dor muscular é sinônimo de resultado.

Espero que meu artigo tenha ajudado a esclarecer o assunto. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.