BCAA: Saiba quais são os benefícios para nosso corpo

Os aminoácidos de cadeia ramificada, mais conhecidos como BCAA, são substâncias formadas a partir da conjugação de leucina, isoleucina e valina, três aminoácidos essenciais.

As fontes mais ricas desses aminoácidos estão presentes em proteínas isoladas do soro do leite (Whey Protein) e na proteína das carnes.

O BCAA é popularmente utilizado como um ergogênico, ou seja, um recurso para aumento do desempenho físico.

Saiba mais sobre o uso de suplementos para a saúde e emagrecimento nesta matéria!

Efeitos e benefícios

O principal papel do BCAA está na recuperação de lesões musculares, principalmente aquelas formadas durante treinos intensos.

Durante exercícios de peso o corpo pode entrar em processo catabólico. Se o organismo não contar com os nutrientes necessários para abastecimento durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda.

Isso desencadeia uma perda de massa muscular. Já falei sobre esse processo em outra matéria: Saiba como evitar o catabolismo muscular

O uso de BCAA pode ser utilizado, nesse caso, para amenizar essas perdas.

Outro fator presente no suplemento é a elevação da produção de insulina no corpo. A insulina é um hormônio altamente anabólico e, além disso, propicia maior absorção dos aminoácidos e nutrientes.

Como resultado, serve de matéria-prima para a construção de músculos e permite maior entrada de glicose nas células – garantindo mais energia para os treinos.

Mas qual o momento ideal para consumir os BCAA’s?

Afim de suprir todas as necessidades corporais, estima-se que o melhor momento para ingestão do suplemento seja antes e depois dos treinos.

BCAA engorda ou emagrece?

Por não ser um suplemento termogênico, o BCAA não possui efeitos emagrecedores. Porém, caso seja utilizado durante uma dieta de restrição calórica e treinos com o objetivo de emagrecer, não irá interferir de maneira negativa.

E engorda?

Não, os BCAAs não engordam. Alimentos que engordam são aqueles que fornecem um nível de energia que não é totalmente gasto pelo corpo. Como resultado, a energia não usada é armazenada como tecido adiposo, que por sua vez, é gordura.

Um suplemento de BCAA é composto basicamente por proteínas. Possui, provavelmente, cerca de 5 kcal/g. Se a ingestão for de 4 cápsulas, a quantidade de calorias é irrisória.

Então, vale a pena usar BCAA?

Como qualquer suplemento, o uso depende do objetivo e rotina. Para as pessoas que objetivam a hipertrofia, pode ser muito útil no auxílio da construção muscular.

Pessoas com dietas pobres em proteínas também podem ser muito beneficiadas, visto que o suplemento auxilia na obtenção dos aminoácidos essenciais.

O uso ou não de suplementos deve ser refletido a partir das necessidades de cada um.

A integração dos suplementos, na maioria das vezes, é mais indicada com a ajuda de um nutricionista que desenvolverá uma dieta de acordo com as necessidades e o objetivo de cada pessoa.

Espero ter elucidado um pouco mais o tema para quem se interessa por suplementação!

Até a próxima,

Dr. Márcio Tannure

 

 

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.