Benefícios da cafeína na atividade física

Você conhece os benefícios da cafeína na atividade física? Eu convivo com essa pergunta frequentemente, tanto aqueles simplesmente apaixonados por café como quem realmente procura melhorar o seu rendimento no treino. Independente do seu caso, vou explicar os efeitos da cafeína no organismo e quando pode ser interessante unir seus benefícios à prática de exercícios.

Os benefícios da cafeína são conhecidos há muitos séculos. Trata-se do suplemento ergogênico mais antigo do qual se existe conhecimento na prática esportiva. As populações mais antigas das regiões onde o café é abundante já usavam a cafeína para melhorar a performance no cotidiano, mesmo sem o conceito de suplementação.

A cafeína na atividade física diminui a fadiga, já que atua diretamente no sistema nervoso central. A percepção de esforço e cansaço é adiada pelo estímulo da cafeína no cérebro. Portanto, seu efeito é ótimo nesse sentido.

Outro dos benefícios da cafeína na atividade física é a capacidade de termogênese. Além de promover a queima da gordura, ela aumenta a mobilização da gordura no adipócito.

Todos podem aproveitar os benefícios da cafeína na atividade física?

Infelizmente, não. Algumas pessoas metabolizam a cafeína de maneira muito lenta. Mesmo doses pequenas da substância podem ser recebidas pelo organismo como doses muito altas. Os efeitos colaterais gerados não são nada agradáveis, indo de um simples mal estar até arritimia cardíaca.

Para descobrir se você é um metabolizador lento de cafeína, um exame de perfil genético traz informações como essa. Caso você não queira fazer ou não tenha acesso ao exame, perceba como se sente após tomar uma xícara de café. Se continuar se sentindo bem, provavelmente não é um metabolizador lento de cafeína.

Cardiopatas ou pessoas que apresentam cardiopatia descompensada também precisam consultar o médico antes de fazer uso da cafeína.

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Quantidade de cafeína por dia

Não existe a dose ideal, afinal, varia de acordo com cada pessoa. A indicação que forneço, como médico, é de até cinco xícaras pequenas de café por dia. Essa é a quantidade que serve para a maioria das pessoas absorver as propriedades benéficas da cafeína.

Além do efeito termogênico e ergogênico, é um excelente antioxidante. Eu gosto muito de café e recomendo o consumo. Faz bem para o organismo e para a nossa indústria de café brasileira.

Espero ter ajudado a esclarecer sobre os benefícios da cafeína na atividade física. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.