Como conquistei o sucesso na medicina esportiva?

Conquistar o sucesso na medicina esportiva não é diferente de obter sucesso nos esportes.

Não importa se a sua área é fisioterapia, nutrição ou medicina esportiva. Eu acredito que existe espaço para todos esses profissionais nos meios esportivos e atléticos. Não pretendo aqui dar uma receita de sucesso, pois sei que não existe tampouco é a mesma para todos.

No entanto, entendo que compartilhar a minha história pode auxiliar quem está interessado em atuar na área esportiva. Cada trajetória é única, portanto, o objetivo é compartilhar um pouco da minha história e sobre quais habilidades e modelos de pensamento considero as mais importantes para conquistar o sucesso na medicina esportiva.

Sucesso na medicina esportiva: de que preciso?

Considero essencial que o profissional reúna características que também são imprescindíveis aos atletas:

  • Atitude;
  • Foco;
  • Resiliência;
  • Paixão

Leia também: Saiba a importância da preparação física para esportes

Atitude

Se você não buscar pelo seu objetivo, ele não vai aparecer. Defina que você quer isso mesmo para a sua carreira e vá em busca de preparação para conquistar os melhores empregos na área.

Esqueça a ideia de quem é necessário ter um contato para entrar no segmento esportivo. Eu mesmo nunca tive padrinho. Simplesmente busquei em primeiro lugar o preparo necessário para desempenhar essas funções e, em seguida, procurei pelos trabalhos.

Não foi fácil, recebi muitos “nãos”, mas nunca desanimei. Sempre me apresentei com segurança, em uma postura firme de profissional. Teve um dia que alguém me disse “sim” e desde então nunca mais larguei a área.

Perseverança

Para obter sucesso na medicina esportiva, você não pode desistir na primeira vez que alguém te recusar a vaga. Ao levar o seu primeiro “não”, você tem duas opções:

  • Apelar para o coitadismo, colocando-se como vítima de uma injustiça;
  • Ficar mais forte com a negativa, assim como eu fiz.

Sem dúvidas, passei por dificuldades no início da carreira. Nunca foi motivo para desistir, pelo contrário, fez que eu ficasse ainda mais convicto de que a minha escolha era a correta.

Foco

Seja no momento de procurar pela sonhada colocação ou na hora de investir em um curso, saiba bem o que você quer. Acompanhe as referências que obtiveram sucesso na medicina esportiva, busque aprender sempre sobre o assunto e frequente ambientes onde você possa interagir com outros profissionais da área.

Mantenha-se no caminho do sucesso. É a única forma de alcançá-lo.

Paixão

Para conquistar o sucesso na medicina esportiva, manter a atitude, a perseverança e o foco em alta, é preciso paixão. Se você não é apaixonado por trabalhar com esporte, recomendo que repense a sua escolha profissional.

Ser apaixonado pelo trabalho é acordar todos os dias com brilho nos olhos pelo que está por vir. Não importa se é muito tarde, muito cedo ou muito longe. Você vai fazer o que é necessário ser feito, sem se preocupar com esses detalhes.

O único objetivo é conquistar essa paixão e obter os melhores resultados vindos desse trabalho. Acorde todos os dias apaixonado pelo que faz. Se eu consegui, você também pode!

Espero que meu artigo tenha motivado você a conquistar o sucesso na medicina esportiva. Explanei sobre o tema também em meu canal do Youtube. Fica o convite para você fazer sua inscrição e me acompanhar por lá também.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.