Como manter a rotina de atividades físicas na viagem?

Manter a rotina de atividades físicas na viagem pode ser um grande desafio para muitos. Afinal, atualmente, a principal rotina das pessoas consiste exatamente em não ter rotina.

Os deslocamentos estão cada vez mais comuns no cotidiano devido à nova dinâmica dos trabalhos e até dos deslocamentos. Em meu consultório, recebo pessoas dos mais diferentes estilos de vida a questão sobre manter a rotina de atividades físicas na viagem é bastante frequente mesmo em diferentes perfis.

Continue até o final para saber como você pode manter a rotina de atividades físicas na viagem.

Desafios a serem superados

Quando você se depara com um desafio, tem dois caminhos: o primeiro é ficar paralisado e o segundo é agir para contorná-lo. Quando você opta por superar as adversidades, prova a si mesmo que nada é capaz de impedi-lo de alcançar o seu objetivo.

Vejo cada vez mais hotéis preocupados em manter academias em sua estrutura, o que é um ponto muito positivo. Mas, entendo que nem sempre é possível e cabe a cada um encontrar a sua própria solução.

Muitos pacientes relataram para mim diferentes maneiras de lidar com essa situação adversa. Para alguns, praticar atividade física significa conhecer mais sobre a cidade ou o local onde estão ao fazer caminhadas ou corridas. Também é uma excelente forma de conhecer pessoas.

Em muitas cidades, ainda, existem as famosas academias ao ar livre. Construídas originalmente para idosos, porém, não existem restrições no seu uso. Conforme a área onde você estiver, pesquise se há alguma praça nos arredores. Em caso positivo, vale a pena investigar.

Leia também: Exercício funcional ou musculação: qual é o melhor?

Como eu me exercito durante a viagem?

Eu, pessoalmente, sou um adepto do exercício funcional. Costumo levar alguns itens bem leves que ocupam pouco espaço da bagagem e fazem pouca diferença no peso.

Por exemplo, meus elásticos que posso usar na porta do quarto e fazer trabalho de força. Também recomendo fazer exercícios que usam o peso do próprio corpo, o que chamamos de calestenia, e podem ser realizados no próprio quarto de hotel.

Recomendo também que você baixe um dos inúmeros aplicativos gratuitos, à sua escolha, de exercícios físicos. É uma maneira de se manter motivado para manter a rotina de atividades físicas durante a viagem.

Ainda que não seja a rotina que você leva enquanto está na sua cidade, tenha em mente que para quem não vai fazer nada, metade é o dobro.

Assim, vale muito a pena recorrer a alguma alternativa para não relaxar com o treino, em especial quando as viagens já fazem parte da sua vida com frequência. Espero que este artigo te ajude a encontrar bons motivos para se exercitar durante a viagem.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.