Creatina e BCAA: mitos e verdades sobre os suplementos

Creatina e BCAA são dois suplementos cercados por uma aura de mitos e verdades. Ambos já foram mocinhos e vilões em diferentes épocas. No entanto, são diversos os estudos que comprovam os benefícios de tomar creatina e BCAA, inclusive juntos.

Se você está com dúvidas, continue até o final deste artigo. Vou esmiuçar os mitos e verdades sobre ambos os suplementos. Antes de classificar qualquer suplemento simplesmente como bom ou ruim, é importante prestar atenção nos casos em que ele é prescrito.

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O que é creatina

Este é um dos suplementos que existe mais tempo de acompanhamento, inclusive por estudos científicos. Apesar de muitos acreditarem que não fazia efeito, atualmente seus benefícios estão comprovados.

A creatina atua no sistema fosfagênio. Isso significa que as atividades mais beneficiadas são aquelas de curta duração e alta intensidade, como o crossfit ou a musculação. Portanto, não é recomendada para maratonistas, que se submetem a longos períodos de exercícios.

Na prática, a creatina dá mais energia para quem está praticando uma atividade física. Além disso, dá o efeito da hipertrofia. O efeito colateral do uso desse suplemento é a retenção de líquido, porém, nada de preocupante.

Outros benefícios da creatina são o aumento da intensidade dos treinos, a melhora na contração muscular, aceleração da recuperação pós-treino e o aumento do metabolismo.

O que é BCAA

Diferente da creatina, o BCAA tem pouco efeito na hipertrofia muscular. Este é mais indicado para quem faz exercícios de baixa intensidade. Assim, os atletas que praticam atividades aeróbicas e não querem perder massa muscular podem se beneficiar do BCAA.

Este suplemento pode ser indicado para consumo antes da atividade, a fim de fornecer uma dose extra de energia ao corpo sem que o músculo precise ser “quebrado” para a absorção dos aminoácidos presentes no suplemento.

Existem muitos mitos sobre o BCAA. Infelizmente, é um suplemento pouco estudado, mas sabe-se que sua indicação é para aumentar a performance nos exercícios de baixa intensidade ou de longa duração, principalmente os aeróbicos.

Outros benefícios do BCAA é o fortalecimento do sistema imunológico, a liberação de hormônios potencializada, o auxílio na construção de músculos e a resistência física acentuada.

O uso de suplementos como Creatina e BCAA deve ser aliado a uma alimentação saudável para que o atleta alcance os seus objetivos com maior facilidade. A nutrição esportiva é o meio onde as funcionalidades de cada produto e alimento são estudadas em questão de resultados, indicações e contraindicações.

Espero que meu artigo tenha esclarecido para que serve e como usar a creatina e o BCAA. Para saber mais, assista ao meu vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.