Tomar energético antes do treino vale a pena?

Se você já teve dúvidas se tomar energético antes do treino vale a pena, saiba que não é o único. Essa é uma questão recorrente em quem pratica atividades físicas e não existe consenso sobre ser bom ou ruim nem mesmo na sociedade científica acadêmica.

Antes de fazer essa pergunta, é preciso entender o que são os energéticos e para quais indivíduos o consumo é indicado. Serão esses os assuntos condutores do artigo de hoje.

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O que é um energético?

Os energéticos são substâncias estimulantes do sistema nervoso central. Como exemplos mais comuns de energéticos, posso citar a cafeína, o guaraná e as bebidas consumidas com regularidade em baladas.

Em algumas pessoas, tomar energético antes do treino vale a pena. Mas, não significa que seja uma regra para todos. Tudo depende da velocidade que o organismo metaboliza tais substâncias.

Metabolizadores lentos X metabolizadores rápidos

O consumo de energéticos para quem tem um organismo metabolizador rápido não é recomendado. Afinal, mesmo uma pequena dose pode surtir um efeito muito forte, levando a um mal estar.

Mas, para quem conta com o metabolismo mais lento, o energético pode ser interessante devido ao  estímulo conferido ao sistema nervoso central. Como exemplo, podemos citar a cafeína que pode ser uma grande aliada de quem pratica exercícios físicos.

Essa substância ajuda a diminuir a fadiga central, a qual faz a pessoa ganhar um pique para praticar as atividades físicas. Essa fadiga tem maior relação com a parte mental, quando a pessoa de fato sente-se mais animada a continuar os exercícios.

Além disso, em alguns casos, os energéticos melhoram a queima de gordura durante o treino, ou seja, o uso da energia já armazenada como combustível para treinar em atividades aeróbicas. Existem vários estudos que comprovam tais benefícios e eu gosto muito.

Cuidados no consumo de energético

Mesmo para quem conta com um metabolismo que se beneficia do uso de energéticos, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de consumi-los. O primeiro deles é o cuidado com a hidratação.

Ao beber energético, é provável que o seu organismo alcance temperaturas mais altas. Como forma de buscar o equilíbrio, ou seja, baixar a temperatura, o corpo começa a suar. Nesse processo, tende a perder mais água.

Esse cuidado deve ser tomado especialmente em casos de treinos aeróbicos de longa duração e alta intensidade. Assim, você se beneficia dos energéticos da melhor forma possível.

Eu recomendo que você consulte seu médico antes de incluir qualquer substância no seu pré-treino. Somente ele pode realizar as avaliações necessárias para definir se o seu metabolismo se beneficia do uso de energéticos.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor a você sobre se tomar energético antes do treino vale a pena.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.