Saiba como evitar o catabolismo muscular

Catabolismo muscular, em termos simples, é perder músculos.

O catabolismo muscular é o processo que leva o  corpo a repor energias a partir de sua própria reserva.

Ou seja, o organismo obtém energia a partir das próprias fibras  musculares, desgastando tecidos e atrofiando músculos.

Para aqueles que buscam ganho de massa magra e maior desempenho, são necessários cuidados que impeçam o processo catabólico, já que pode diminuir ou até degradar a massa muscular trabalhada nos treinos.

Alimentação é o remédio

A alimentação inapropriada em momentos de treinamento longo e jejum são fortes catabolizadores.

Para que não ocorra o catabolismo é necessário que o corpo absorva nutrientes antes e após os treinos, como carboidratos saudáveis e proteínas, por exemplo.

Os carboidratos serão convertidos em glicose e as proteínas fornecerão os aminoácidos necessários para o crescimento muscular.

O catabolismo também pode aparecer devido aos exageros na academia ou falta de descanso adequado.

Ou seja, além do desgaste corporal que há em treinar em demasiado, o catabolismo muscular gera um desgaste excessivo na musculatura.

Este desgaste não é benéfico para o atleta, pois provoca a quebra de substâncias complexas do corpo em substâncias simples.

Além disso, há quebra de proteínas do tecido muscular, já que o corpo necessita de energia para o organismo.

Nesse processo, não há crescimento muscular e o processo para reverter esse quadro é longo, necessitando muitas vezes fisioterapia.

O sono também é grande aliado dos processos metabólicos.

O ideal é buscar dormir 8h por dia, para que os músculos descansem. A Insônia também é catabólica, além do estresse que também é gerado pela falta de sono.

Outro fator que pode gerar catabolismo é o álcool, quando ingerido de maneira exagerada, em razão da alteração da absorção de nutrientes.

Isso implica no catabolismo pois o consumo frequente pode gerar uma perda de até 20% da massa muscular, além de aumentar a gordura corporal.

Anabolismo x Catabolismo Muscular

Aqueles que buscam definição ou hipertrofia muscular devem ter em mente as reações bioquímicas e metabólicas do corpo.

Elas são importantes e úteis para um funcionamento adequado do organismo e geram maior êxito nos objetivos de treino.

Anabolismo

O processo anabólico resulta na sintetização das moléculas mais simples em moléculas complexas, como proteínas a partir de aminoácidos e glicogênio a partir de glicose.

Esse procedimento acontece quando o corpo está em dia com a alimentação, descanso e treinos adaptados para o seu corpo.

Quando se deseja construir músculos, o anabolismo é o processo benéfico. Contribui para o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos, diferentemente do catabolismo que as destrói.

Suplementação

Se você não estiver observando resultados mesmo com a alteração na alimentação, sono e prática saudável de exercícios, você pode recorrer aos suplementos alimentares.

Os suplementos ricos em proteínas e vitaminas podem auxiliar na revigoração dos músculos durante o descanso.

 

Antes de buscar suplementos e para entender mais sobre os processos metabólicos, converse com seu médico para saber quais suplementos podem ser administrados em seu corpo. Assim você vai agir de acordo com seu objetivo corporal.

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.