A importância do cortisol para o organismo

Você conhece a importância do cortisol para o organismo? Pouco se fala sobre este hormônio fundamental para que a evolução humana atravessasse os milhares de anos.

Afinal, por que o organismo secretaria um hormônio que não fosse essencial à manutenção da vida?

É preciso tirar do cortisol o papel do vilão. Para entender a importância do cortisol para o organismo, continue a leitura até o final.

Leia também: Tomar energético antes do treino vale a pena?

A função do estresse

Imagine o homem das cavernas, há milhares de anos, precisando fugir de inúmeros perigos. Seja de tribos inimigas, animais selvagens, tempestades… Atingir um pico de estresse era essencial para entender o momento de fugir.

Assim, o cortisol assume importantes papéis diante de nosso dinamismo, cognição, sistema nervoso, cardiovascular, entre muitos outros.

Até hoje é assim. Quando você sabe que uma tarefa é urgente, os níveis de cortisol aumentam e permitem que a atividade seja concluída com maior eficiência. Devido aos altos níveis de estresse, você presta mais atenção.

Nem é preciso dizer que atualmente temos muito mais estímulos para o cortisol do que há 10 mil anos. Basta pensar em contas a vencer, trânsito parado ou cobranças das metas em seu trabalho.

Somado ao fato de que nossa alimentação é rica em gorduras de má qualidade e em carboidratos, e também às noites mal dormidas, vamos desgastando a glândula responsável pela secreção do hormônio.

Quando o cortisol apresenta uma disfunção

O cortisol é o hormônio da vida. É por ele que marcha nosso ciclo cardiano. De manhã, os níveis costumam ser bem altos. É por isso que recomendo uma alimentação leve, de preferência por pelo menos uma hora após despertar.

Conforme o dia passa, os níveis de cortisol diminuem. Até chegar a noite, quando encerramos nossa necessidade de trabalhar ou alimentar o organismo. Cai o cortisol e nos preparamos para dormir.

O cortisol é um poderoso antit-inflamatório, tanto que quando seus níveis estão baixos, as funções do organismo são prejudicadas. E o que costumamos receitar? Um corticoide.

Manter os níveis de cortisol equilibrados é essencial. Aquilo que é externo nem sempre pode ser controlado. Mas, só de cuidar da sua alimentação e das suas noites de sono, você já contribui para que o cortisol fique estável no seu corpo, nem de mais, nem de menos.

Eu espero ter ajudado você a entender a importância do cortisol para o organismo.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.