Quais os melhores exercícios para ganhar massa muscular?

Você conhece os melhores exercícios para ganhar massa muscular? A hipertrofia muscular é um assunto que cada vez mais ganha espaço nos meios de esportes e academias.

O ganho de massa muscular tem bastante relação com as características individuais de cada pessoa. Variáveis como o metabolismo basal, estilo de vida, envelhecimento, equilíbrio hormonal e idade são fundamentais para entender o tema. Diferente dos nossos antepassados, somos seres sedentários.

O alimento está muito mais acessível e não temos necessidade de empreender pescas e caçadas. No entanto, nossa constituição física está preparada para a mesma realidade de alguns milênios atrás. Assim, estamos fisiologicamente preparados para fazer bastante esforço físico.

Os melhores exercícios para ganhar massa muscular, portanto, são aqueles que exigem da musculatura e trabalham à exaustão, em contrabalanço às nossas rotinas cada dia mais sedentárias.

Musculação

A musculação é um exercício de força contra-resistido, ou seja, caracteriza-se por atividades intermitentes de alta intensidade. Para conquistar a hipertrofia, é preciso que exista o equilíbrio entre a síntese e a degradação protéica muscular.

É uma excelente opção de exercício para aumentar a massa muscular que sempre vou recomendar.

Exercício funcional

O exercício funcional é outro exercício de força que leva ao ganho de massa muscular. Quando conta com uma carga e executa da forma correta, configura como um dos melhores exercícios para ganhar massa muscular.

Crossfit

Modalidade em ascensão, o crossfit também é uma boa opção. O treinamento com movimentos e técnicas diversificados e em alta intensidade atrai cada vez mais gente para o mundo do crossfit.

Eu recomendo como estratégia, desde que seja bem executada, para o ganho de massa.

Leia também: O que você precisa saber sobre hipoproteinemia

Quanto mais eu treinar, mais vou ter hipertrofia?

A resposta é não. O treinamento consiste no estímulo das fibras musculares. A hipertrofia ocorre durante o período de descanso. Aquela sensação de dores nos músculos no dia seguinte ao treino muitas vezes está relacionada a esse processo de hipertrofia.

Não importa qual modalidade dos melhores exercícios para ganhar massa muscular você vai escolher. É importante que todo o seu esforço venha acompanhado do descanso adequado, alimentação de qualidade e suplementação recomendada por um profissional.

Também é importante manter seus exames hormonais em dia. Afinal, é possível que mesmo diante de tantos esforços a hipertrofia simplesmente não aconteça devido a algum desequilíbrio do seu organismo.

Então, não se afobe. Você não vai conseguir a hipertrofia do dia para a noite. Invista em uma rotina de hábitos saudáveis aliada aos melhores exercícios para ganhar massa muscular sempre respeitando o ritmo do seu próprio corpo.

Espero que este artigo ajude você a escolher o seu exercício preferido para atingir um ganho de massa muscular satisfatório.

Para saber, mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.