Musculação é bom para todos?

Você tem dúvidas se praticar musculação é bom para todos? Atualmente, são diversos os tipos de exercícios e treinos de força, além da musculação.

Mesmo assim, há quem opte pela musculação por acreditar ser o mais comum e mais completo.

Nem sempre quem começa a fazer musculação deseja definir o corpo. Sem dúvidas, fazer musculação é bom para todos. É um exercício seguro e acessível para a maioria das pessoas, pois não tem contra-indicações gerais, apenas específicas dependendo dos casos. Basta que seja orientada por um profissional, desde a carga até os movimentos.

Com o advento das máquinas, é possível isolar o membro a ser exercitado, diminuindo as chances de desenvolver uma lesão. Por isso, é comum que as pessoas façam os exercícios até mesmo sozinhas.

A questão que merece ser levantada é: qual é o exercício de força ideal para cada caso? Fazer musculação pode ser bom para todos, mas pode ter opções melhores, conforme veremos a seguir.

Musculação para atletas

Aquelas pessoas que praticam esportes regularmente não se beneficiam tanto dos treinos de musculação. Como exercício complementar, a musculação trabalha pouco a função prática no cotidiano do esporte.

A musculação provoca a hipertrofia, porém, interfere pouco na qualidade do movimento para quem é acostumado com esportes. Isso porque trabalha o músculo de maneira isolada. No esporte, os atletas trabalham o corpo todo, sem deixar de movimentar e exercitar nenhum músculo.

Assim, os atletas profissionais ou de final de semana não contam com tantos benefícios da musculação. Gosto de dizer que quem trabalha músculo pode até esquecer do movimento. Porém, quem trabalha movimento nunca esquece do músculo. Por isso, um treino funcional é o que recomendo para quem é atleta.

Musculação para idosos

A musculação é ótima para todas as idades, inclusive para os idosos. Trabalhar os músculos traz enormes benefícios. No entanto, pelo mesmo motivo que é mais interessante ao atleta, eu recomendo muito mais que um idoso invista em treinos funcionais do que na musculação.

O treino funcional oferece equilíbrio muscular como maior benefício, e acredito que esse seja o mais interessante para quem está na terceira idade. A musculação oferece hipertrofia, o que nem sempre é o objetivo nessa fase da vida, além do risco de malhar mais algumas regiões em detrimento de outras.

Leia também: Dor depois da musculação: o que é normal?

Como escolher uma atividade?

O ideal é conversar com um profissional da educação física para saber qual atividade é mais adequada ao seu caso. Deve-se levar em conta seu gosto pessoal pelas atividades e qual o seu objetivo. Em casos onde a musculação é o exercício mais acessível por qualquer motivo, certamente será indicada.

Se você vai realizar um único treino de força, saiba que fazer musculação é bom para todos. No entanto, considere também o treino funcional e o crossfit, que são treinos de força bastante completos.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender por que fazer musculação é bom para todos, mas que existem outras opções que podem ser mais interessantes.

Para conhecer mais sobre o assunto, assista meu vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.