O que é medicina esportiva?

A Medicina Esportiva é um ramo da medicina dedicado a abordar questões relacionadas à prática de atividades físicas e desportivas e de que forma tais práticas influenciam a saúde do indivíduo.

Diretamente ligada à qualidade de vida, busca prevenir, tratar, reabilitar e melhorar o desempenho físico de pessoas de todas as idades e níveis de treinamento, atletas ou não.

A Medicina do Esporte envolve as sub-especialidades: Traumato-Ortopedia Desportiva, Cardiologia do Esporte, Medicina do Exercício e Controle Anti-Doping.

Dessa forma, se propõe a auxiliar tanto a indivíduos saudáveis quanto portadores de condições (como obesidade, osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença coronariana) a alcançarem os benefícios da prática física com segurança e eficácia.

No Brasil, o órgão que promove a Medicina Esportiva é a Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte.

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.