O que é nutrição esportiva e quais são seus objetivos?

Interessado em nutrição esportiva? Então, continue neste artigo.

Ao incluir a prática de esportes na sua rotina, lembre-se que a alimentação deve acompanhar o novo hábito. Os alimentos que você consome devem suprir as suas necessidades energéticas e nutricionais antes, durante e após os treinos.

O crescimento muscular só é possível a partir da nutrição correta e equilibrada entre os nutrientes necessários ao organismo humano. Assim, ao começar a fazer exercícios físicos, é importante consultar um nutricionista para adequar a sua dieta.

Qual a importância da nutrição esportiva?

Relacionamos a alimentação adequada às necessidades do nosso organismo a fim de atingir algum objetivo específico, seja emagrecer, conquistar o sonhado corpo musculoso ou simplesmente atingir um bom condicionamento físico.

Mas, a nutrição esportiva tem objetivos que vão muito além disso. Podemos considerar como principais:

  • Prevenir o desgaste das cartilagens e dos ossos;
  • Evitar o desajuste de vitaminas e minerais, algo comum quando a pessoa começa a se exercitar;
  • Melhorar a performance;
  • Ajustar a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras adequados à sua prática física e aos seus objetivos;
  • Modular os hormônios chaves para alcançar o objetivo de maneira rápida sem sobrecarregar o sistema endócrino;
  • Acelerar o aumento muscular e a diminuição das gorduras do corpo;
  • Contribuir com a recuperação do organismo no pós-treino.

Além da alimentação, é importante observar a hidratação do atleta em sua rotina de exercícios, já que o consumo de água é maior para regular a temperatura e garantir o combustível. Essa perda não pode ocasionar em desidratação. Para quem sua muito, os isotônicos podem ser uma solução.

Para saber mais sobre hidratação durante a prática de esportes, leia meu artigo: Hidratação é essencial para quem pratica exercício físico.

Como garantir uma boa nutrição esportiva?

O primeiro passo é encontrar um profissional especializado nessa área. É ele quem vai determinar quais tipos de alimentos devem ser consumidos, em que ordem e com qual frequência, a fim de preservar a saúde e auxiliar o indivíduo a alcançar seus objetivos com os treinos.

As variáveis consideradas na hora de elaborar a dieta com foco em nutrição esportiva são:

  • Histórico genético;
  • Tipo de fibra muscular;
  • Composição muscular;
  • Parâmetros sanguíneos;
  • Doenças ativas ou já curadas;
  • Intensidade, duração e outras características da atividade física;
  • Objetivo da pessoa.

O trabalho do nutricionista não está restrito a formular a dieta, mas também realizar o monitoramento dos resultados. Sabemos que cada organismo tem a sua própria sinergia bioquímica, assim, o que funciona para um pode não funcionar tão bem para o outro.

Dessa forma, o nutricionista vai adaptando a dieta conforme o treino e de acordo com os resultados. A dieta vai ficando tão aperfeiçoada e personalizada que a alimentação torna-se tão ou até mais importante que o treino em si para o cliente conquistar seus objetivos.

Portanto, não deixe de procurar um nutricionista para te conduzir rumo aos seus resultados por meio da nutrição esportiva!

Espero que meu artigo tenha ajudado a entender a importância da alimentação adequada aos treinos.

Até a próxima!

Dr Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.