Uso de suplementos para a saúde e emagrecimento

Eu normalmente indico o uso de suplementos para uma vida mais saudável, em razão da alimentação muitas vezes não ser suficiente para repor todos os nutrientes necessários.

Por isso, é interessante recorrer aos suplementos naturais que podem nos oferecer tudo que o corpo precisa para realizar todas as atividades que precisamos.

Deficiência de nutrientes

Os alimentos processados e cheios de produtos industrializados normalmente são vazios de nutrientes, assim como os legumes cobertos de agrotóxicos. Os venenos além de desnutrir o solo, desnutrem nosso alimento.

Você acha que consome muitos alimentos industrializados e com agrotóxicos? Se sim, pode estar se alimentando sem se nutrir, o que demonstra uma condição de quem precisa de suplementos.

Suplementos naturais

O grande benefício dos suplementos está na composição, basicamente feita com elementos da natureza.

Isso significa que o corpo absorve bem, pois reconhece e sabe o que fazer com esses nutrientes naturais. Ao contrário dos remédios, que são para o corpo um elemento estranho.

Outro ponto importante da suplementação é que é trabalhada a prevenção. Ao invés de tratar uma enfermidade, você trabalha o corpo para manter-se saudável e nunca contrair doenças.

Um suplemento muito popular no universo dos atletas é o BCAA. Se você nunca ouvir falar pode iniciar sua leitura neste artigo!

 

Alguns suplementos essenciais para o corpo

Vitamina D3 

Apesar do nome vitamina, trata-se de um dos hormônios mais importantes para a absorção do corpo. É produzida a partir da exposição solar e previne câncer, além de reduzir o risco de doenças cardíacas. Manter a imunidade regulada, já que previne contra gripes e pneumonia. Além disso, pode combater a depressão.

Melatonima

Produzida na glândula Pineal e durante a ausência de luz, a Melatonina também é chamada Hormônio do sono. Além de regular o sono e também a imunidade, pode retardar o envelhecimento e reduzir crises de enxaqueca, pode inibir o crescimento de tumores no corpo.

Resveratrol Trans

É um antioxidante presente nas uvas, especificamente nas cascas e sementes. Pode combater o envelhecimento pois prolonga os telômeros (parte dos cromossomos que reduzem de tamanho com o tempo). Também pode prevenir o mal de Alzheimer e melhorar a resposta anti-inflamatória do corpo.

Curcumina

Utilizado há milhares de anos pela medicina Ayurvédica (Índia), é mais conhecido como açafrão-da-terra. O tempero é anti-inflamatório e reduz a oxidação do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Além disso, estimula a regeneração dos tecidos e protege a pele contra dermatites e psoríase.

DHEA

Produzido nas glândulas supra-renais e gônadas, o hormônio antecede aqueles sexuais mais conhecidos: testosterona e estrógeno. A deficiência deste hormônio, além da queda de libido sexual, também gera queda capilar, celulites, dificuldade para emagrecer e depressão.

A administração desse hormônio pode inibir o crescimento de tumor nas mamas, protege o cérebro dos danos do cortisol (hormônio do estresse), melhora a cognição e auxilia no aumento da massa óssea e muscular.

Probióticos

São as bactérias que vivem em nosso intestino. Sua principal função é equilibrar e restaurar a flora intestinal. Portanto, também estimula uma maior absorção de nutrientes e proteínas. Aumenta a absorção e fixação de cálcio e ferro no corpo e também pode melhorar o quadro de constipação.

Astragalus

Já utilizada há mais de 5 mil anos pela medicina chinesa, a erva é conhecida como Elixir da longevidade. Aumenta a capacidade do sistema imunológico, contém antioxidantes que combatem os radicais livres, reduz o quadro de fadiga no corpo e protege a absorção de toxinas e metais pesados, presentes em muitos produtos que usamos, como desodorantes.

Suplementos para emagrecer

Primeiro é importante lembrar que não há suplementação que substitua uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

Há uma parcela de suplementos que podem auxiliar o processo, por contarem com componentes que são úteis para alguns processos do corpo.

Mobilizadores de gordura

os suplementos mobilizadores de gordura não apenas auxiliam na perda de peso.

Eles ajudam a acelerar o metabolismo e transformar a gordura do corpo em combustível com mais facilidade, acelerando o processo de queima.

Os mobilizadores de gordura estão divididos em algumas categorias.

Termogênicos

São os primeiros a serem indicados para quem busca introduzir suplementos com o objetivo de queimar calorias.

Normalmente são compostos por duas ou mais substâncias que auxiliam na aceleração do metabolismo, queimando com facilidade gorduras e bloqueando a absorção dela.

Os termogênicos estimulam uma combustão calórica com maior intensidade, por esse motivo podem ser considerados emagrecedores.

Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo possui a característica antioxidante, sendo assim muito útil no gasto calórico pois também acelera o metabolismo.

Destaca-se a redução de apetite estimulada pelo óleo de cártamo. Além disso, contém ácido linoleico – agente que bloqueia transferência de gordura da corrente sanguínea para as células.

Chá Verde e Chá Branco

Além de serem diuréticos, os chás provocam aumento de energia, redução da pressão arterial e queima de gorduras. São ótimos para a saúde, pois podem controlar o nível de glicose no sangue e diminuir o colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”.

Óleo de Coco

É poderoso para o emagrecimento por estimular o metabolismo. Os triglicerídeos (ácidos graxos) de cadeia média presentes no óleo de coco facilitam a queima de gorduras.

Cuidados com os mobilizadores de gordura

Antes de buscar suplementos é interessante o controle com um profissional para analisar seu objetivo e quais serão mais específicos para cada corpo.

O suplemento é um elemento a mais que auxilia na rotina que já deve estar balanceada com esportes e alimentação. Sozinho, o suplemento não é transformador.

Outra indicação é respeitar ciclos de uso em suplementos – não use por muito tempo e sem interrupções.

Além do mais, é preciso ter cuidados com as quantidades, pois o uso simultâneo de diversos suplementos não é indicado nem saudável.

 

Converse com um nutricionista ou respeite os limites de uso indicados pelos fabricantes.

Não deixe sua saúde de lado para obter resultados vazios em nutrientes. Alimente-se com sabedoria, pratique esportes e converse com profissionais para averiguar quais são os suplementos indicados e mais eficientes de acordo com seu objetivo.

 

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.