Quais as vantagens de tomar suplemento?

Você conhece as vantagens de tomar suplemento? O assunto gera muitas dúvidas de quem mantém uma rotina de exercícios físicos. Afinal, todos os nutrientes necessários devem mesmo vir da alimentação ou os suplementos sempre são bem-vindos?

Quem está em uma rotina de treinos e exercícios físicos, certamente expõe seu corpo a maior dano muscular, faz os órgãos internos trabalharem mais e, por isso, é comum a necessidade de suplementação.

Se você quer conhecer as vantagens de tomar suplemento, leia este artigo até o final para entender melhor.

Suplemento X Alimentação

Nos dias atuais, da maneira como vivemos a vida contemporânea, é muito difícil alguém que tenha acesso a uma alimentação 100% saudável. No entanto, para quem consegue seguir uma rotina alimentar equilibrada, a alimentação repleta de macro e micronutrientes é muito positiva.

A pessoa consegue uma liberação dessas substâncias por um período mais longo, pois a absorção dos nutrientes é mais lenta devido ao processo de digestão.

Ao optar pela suplementação, o praticante de exercícios físicos conta com algumas vantagens. A primeira delas é saber exatamente o quanto de cada nutriente ele está ingerindo. Na alimentação, mesmo pesando a comida, é difícil quantificar exatamente as proteínas que estão entrando no organismo.

A absorção rápida é outra das vantagens de tomar suplemento. Pense nos momentos pré-treino, uma das situações onde a absorção rápida dos nutrientes é bem-vinda e você não quer treinar de estômago cheio. No pós-treino, você também obtém vantagens devido à riqueza nutricional do suplemento, que normalmente você vai ingerir menos volume se comparado à alimentação.

A última das principais vantagens de tomar suplemento, talvez, seja a razão pela qual a maioria recorre ao produto: a praticidade. Em um único copo, de preparo simples e rápido, você encontra todos os nutrientes necessários para aquele momento do treino.

Leia também: O que é nutrição esportiva e quais seus objetivos?

Quando devo recorrer às vantagens de tomar suplementos?

Eu recomendo que você procure seu médico ou nutricionista antes de fazer qualquer alteração na alimentação. A suplementação, como o nome já diz, tem a função de suplementar. Portanto, embora seja usada em alguns momentos do dia, ela deve completar a sua necessidade nutricional que não pode ser suprida pela alimentação.

O uso de suplementos tampouco exclui a necessidade de uma alimentação rica e balanceada, com gorduras de boa qualidade, proteínas e outros aminoácidos essenciais à vida. O tipo de suplemento varia conforme os exercícios que você pratica, a frequência e outros dados pessoais.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender as vantagens de tomar suplemento. Aproveite para assistir meu vídeo sobre o assunto no Youtube e fazer a inscrição em meu canal.

Sempre que necessário utilizar equipamentos médicos para a sua rotina de treinos, eu indico que você conheça os produtos da Casa do Médico. Aparelhos ortopédicos, produtos para dores musculares, curativos e muio mais você encontra por lá.

Até a próxima!

Dr. Márcio Tannure

Dr. Márcio Tannure

Referência na Medicina do Esporte, Márcio Tannure é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Faz parte da equipe médica do Flamengo há mais de 15 anos e Médico Oficial da UFC desde 2011.